sexta-feira, 4 de setembro de 2009

GRANDES Desafios (série) - O desafio de Permanecer




"Por Josué e por Jeová"
este foi o grito que saiu da boca de um exército que marchava rumo ao êxito, mesmo sem saber ao certo qual seria o resultado de rodear por diversas vezes uma Muralha aparentemente intransponível.

"Por Josué e por Jeová"... seguido do alarido das Trombetas (consegue ouví-las, seu sonido é inconfundível).

"No segundo dia, rodearam, outra vez a cidade e tornaram para o arraial..." Josué 6:14
Por que o escritor bíblico se daria ao trabalho de acrescentar mais algumas linhas só para dizer que no segundo dia Josué e o povo fizeram exatamente o que fizeram no 1º dia?
Eis aí o DESAFIO de todo Cristão: o segundo dia.
O segundo dia... após um Acampamento abençoado.
O segundo dia... após uma Santa-Ceia de plena purificação.
O segundo dia... após seu Batismo.
O segundo dia... após as horas sagradas do Sábado.
O segundo dia... após assumir o compromisso de que nunca mais voltaria a ceder àquela tentação.
O que faz o segundo dia ser tão relevante assim? Acredito que seja porque no 2º dia provamos a resistência de nossos músculos espirituais, após uma onda de sentimentos arrebatadores demonstramos uma maturidade que suporte o silêncio e a falta de estimulos emotivos. Não há mais novidade e só restam você e a rotina, cara-a-cara!
Neste ponto da caminhada cristã separamos os guerreiros valentes dos amadores. A persistência em continuar a carreira da fé é determinante para o sucesso, diria que o processo de persistir traz em si as bençãos de que necessitamos para continuar prosseguindo. Existe benção em lutar tanto quanto em vencer as batalhas. Cansado de correr ? Fixe na promessa: "Por isso, restabelecerei as mãos decaídas e os joelhos trôpegos." Heb 12:12

E serão chamados: Homens dos quais o mundo não era dignido (Heb 11:38). Homens que caminhavam o 2º dia com o mesmo entusiasmo do primeiro. Que dão o melhor de si, mesmo que recebam o pior dos outros. Correm resolutos, matendo firmes a esperança no Autor e Consumador da fé, Jesus (Heb 12:2).

"Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias." Heb 11:30
Note que de todos os versos de Hebreus 11, a Galeria dos Hérois da Fé, neste em especial não aparece mais um herói e sim um fato. Em todos se veêm: pela fé, Moisés...pela fé, Abraão... pela fé, Jacó. Isto é a fé em AÇÃO.

Da proxima vez que o desânimo bater a porta lembre-se: vencer o segundo dia é o que nos habilita para a vitória. PERMANECER sempre, desistir jamais.

0 comentários: