Brasília, DF... [ASN] Como acontece todos os anos durante o feriado de carnaval, a Igreja Adventista realizou diversos acampamentos de verão para que a juventude pudesse se confraternizar e passar as horas do feriado em atividades saudáveis e espirituais.
Na região da Missão Ocidental Sul Riograndense, a chuva que começou a cair no sábado à tarde, não foi suficiente para diminuir a alegria dos mais de 500 acampantes que se reuniram do dia 12 até o dia 16, na sede de acampamento Pedro de Sá, em Santa Bárbara do Sul. O orador oficial do evento foi o líder de Escola Sabatina e Ministério pessoal da União Sul Brasileira, pastor Sidnei Mendes. O louvor ficou por conta do Grupo e Quarteto Hosanas.
Durante todos os dias os acampantes participaram de gincanas, atividades recreativas e projetos voltados à pregação do evangelho. A tarde de sábado foi dedicada ao projeto “Minuto Esperança”, que desafiou o público a transformar em vídeos criativos de um minuto, as 28 doutrinas da Igreja Adventista. Para Mirian Ellen Araújo, de Passo Fundo, “desde a organização até a mensagem final tudo foi muito bem estruturado e preparado”.
Na região de Tatuí, interior do Estado de São Paulo, membros das igrejas do Jd. Vanderlei e Jd. Santa Rita decidiram usar como temática do acampamento a experiência do povo de Israel no deserto. No acampamento foram cantadas músicas de melodia judaica, os jovens se vestiram a caráter e a comida contemplou ingredientes como leite, mel e frutas, como uma referência a promessa de Deus quanto à abundância da terra que os filhos de Israel possuiriam. Para o pastor Wendel Lima, que liderou as atividades espirituais do encontro, “optar por algo típico dos tempos bíblicos é uma alternativa interessante de unir na confraternização crescimento cultural e espiritual”.
A Igreja Adventista de Redenção, no Pará, reuniu-se na cidade de Pau D'Arco. No acampamento houve esporte, recreação, gincana, concursos, festivais e outras atividades. As Igrejas dos Bairros Bela Vista, Copázio e Casa de Tábua acamparam na fazenda de um dos membros da Igreja, José Olímpio.
Em Santa Catarina as Igrejas das cidades de Indaial e Rio do Sul estiveram acampadas na Sociedade Recreativa da Hering. Seis pastores ficaram responsáveis por toda a programação. Os pontos altos do evento foram o pedido de estudo bíblico que foi feito por Alexandre, um jovem amigo da Igreja, e o interesse do administrador do local, Fred, que prometeu uma visita à igreja no sábado seguinte.
Acampamentos: De norte a sul, de leste a oeste
No Norte do Paraná os jovens das regiões de Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Cambará, Umuarama, Paranavaí, Apucarana, Campo Mourão, Mandaguari, Jandáia do Sul, Bom Sucesso, Rolândia, Santa Mariana e Rio Bom se uniram e passaram os dias 12 a 16 de fevereiro acampados com o objetivo de buscar desenvolvimento espiritual e passar momentos de lazer e adoração a Deus. Os líderes da Igreja na região visitaram as sedes de acampamento. Para o jovem André Luis Figueiredo, que já participou de 15 retiros juntamente com os amigos da igreja, “é muito importante que o jovem esteja envolvido com a missão”.
Mesmo com muita chuva, os jovens de Mato Grosso do Sul enfrentaram estradas escorregadias e muita lama, para participarem do retiro de verão 2010. Cada jovem sul mato-grossense recebeu a missão de participar ativamente da Geração Esperança. Rio Verde, Bonito, Bodoquena e Rio Negro foram alguns dos destinos escolhidos por serem lugares turísticos. A igreja central de Campo Grande esteve reunida na pousada Araras, em Bonito. Com a presença do orador Fernando Iglesias e família, durante o acampamento 13 pessoas foram batizadas. “Vendo o Invisível”, foi o tema abordado durante todo o encontro. As crianças se divertiram com as músicas e histórias da Tia Cecéu.
Durante o feriado prolongado de carnaval aconteceram 47 acampamentos no Distrito Federal e cidades do Entorno, com quase 5 mil e quinhentos participantes no total. A programação foi recheada de atrações recreativas, mas o que mais marcou foi a espiritualidade. “É a primeira vez que eu acampo com a Igreja Adventista. A recreação está muito boa, mas a palavra do pastor, o louvor e os momentos de culto são o que eu mais gosto”, revelou a professora Delaine de Freitas. Ela e outras 380 pessoas participaram do retiro espiritual que ocorreu na cidade de Planaltina de Goiás.
Buscando o melhor
“Estes são apenas uma pequena amostra dos inúmeros acampamentos que aconteceram no nosso território”, comenta o líder sul-americano de Jovens, pastor Otimar Gonçalves. “É muito bom acompanhar esse movimento dos jovens buscando o melhor, o eterno, e deixando de lado as coisas que são passageiras”, finaliza. [Equipe ASN – Márcia Ebinger, Jeanne Moura, Ionara Wichinheski, Wendel Lima, Paulo Ramos, Daniel Gonçalves, Dina Karla Miranda e Arumí Santos]fonte: http://www.portaladventista.org/portal/asn---portugu/2400-espiritualidade-e-evangelismo-marcam-acampamentos-de-verao